O que fazem as Doulas As doulas são geralmente conhecidas como companheiras de parto e de apoio para as mulheres e famílias. Este papel foi criado e aparece na nossa sociedade actual com o objetivo de trazer de volta o acompanhamento fundamental no processo transformador e misterioso que é a gravidez, o parto e o pós-parto. Os serviços podem variar de acordo com as necessidades da mulher ou casal. As doulas existem para fornecer apoio físico, psicológico e emocional, cuidados e conforto para as mulheres e famílias. Elas não aconselham as mulheres mas podem fornecer informações inteiramente científicas para encorajá-las, capacitá-las e apoiá-las na tomada de decisões sobre os cuidados de gravidez, parto e maternidade. Hoje em dia as consultas e o trabalho de parto são desenvolvidos num contexto técnico e hospitalar. De certa forma, o apoio emocional foi-se perdendo, especialmente no momento do parto onde a ansiedade, os medos e os traumas aparecem nas mulheres, casais e famílias. As doulas estão lá para preencher essa lacuna e resgatar toda a velha prática de apoiar as mulheres. Elas fornecem apoio contínuo durante a gravidez, trabalho de parto, nascimento e pós-parto. Os resultados têm sido bastante positivos, potenciando uma maior redução nas intervenções médicas, incentivando as mulheres e lembrando-as que o seu corpo está totalmente preparado para dar à luz. A Organização Mundial da Saúde também incentiva o apoio da doula. Concordam que este apoio e acompanhamento acarretam muitos benefícios originando um trabalho de parto mais curto e com menos intervenções médicas e cirúrgicas.
O que as Doulas não fazem As doulas não possuem qualquer conhecimento técnico na área da saúde e não pretendem ocupar uma posição médica ou de forma alguma o trabalho de parteira.
Durante a gravidez A doula encontra-se com a futura mãe e o seu parceiro (se aplicável) pelo menos entre 3 a 5 vezes e estará disponível pelo telefone ou e-mail quando perguntas, dúvidas e medos surgirem. Terão a oportunidade de falar, de conhecerem-se e elaborarem em conjunto as respectivas preferências do nascimento do bebé. Por volta das 38 semanas a doula estará "on call", disponível 24/7 e se acordado previamente, estará presente durante o trabalho de parto.
Durante o Trabalho de Parto Nesta fase a doula irá fornecer apoio emocional e físico adaptado à situação e necessidades da mulher ou família. Ela também poderá fornecer técnicas de respiração, relaxamento, massagem, posições, movimento e incentivar o parceiro (se aplicável) a participar e a conectar-se com a mãe e o nascimento do bebé.
Durante o Pós-Parto A doula irá fornecer apoio à nova mãe e família e poderá ajudar com a limpeza, fazer refeições e tudo o que é necessário para a família relaxar e desfrutar o seu tempo com o novo bebé. Ela pode apoiar e incentivar a mãe e as famílias que estão sobrecarregadas, ouvir e dar apoio sobre a alimentação, o voltar para o trabalho, o sono e outros assuntos importantes.